Manifesto Yots para a criação de logotipos:

O que uma empresa que faz logomarcas deve seguir

1
A logo precisa transmitir a essência da empresa para a persona da marca
2
A logo deve ser original e estar alinhada com o segmento
3
A marca deve ter conexão com o proprietário ou sócios da empresa

Etapas do Processo Criativo

Não é só criar um logotipo bonito, uma vez que o projeto é iniciado, desde a contratação até a entrega, o processo de criação de marcas da Yots funciona assim:
  1. Antes de mais nada, realizamos a nossa reunião de briefing. Em síntese, o objetivo dessa reunião é conhecer a sua empresa e o seu mercado de atuação.
  2. Com as informações iniciais em mãos, partimos para a etapa de pesquisa, também chamada de moodboard, só para ilustrar, criamos um verdadeiro mapa visual de referências para criar a sua logo.
  3. Durante a pesquisa, levantamos informações importantes para a criação da logo, desde posicionamento da concorrência até psicologia das cores. De fato, quanto mais informação, mais asssertivo é criar a logomarca.
  4. Com as informações organizadas, iniciamos a concepção visual do logotipo, ou seja, criamos vários rascunhos que darão origem a marca final.
  5. Após a definição interna do ícone, tipografia e outros elementos, chegamos ao que nós definimos de “Ponto de paz”, isto é, aqui a marca cumpre todos os pilares da nossa metodologia e pode ir para a apresentação
  6. Elaboramos uma apresentação detalhada do logotipo criado para a sua empresa, com simulações em diversas aplicações e formatos, além de uma explicação detalhada dos porquês de cada elemento.
  7. Além disso enviamos juntamente com a apresentação um PDF para sua avaliação e feedback, também podemos apresentar ao vivo a sua logomarca através de uma reunião no Zoom.

Entrega do projeto e identidade visual e logotipo

Finalmente agora, depois de passar por todas as etapas do processo criativo, apresentamos a marca e quando ela é aprovada, partimos para a etapa final do nosso trabalho que é a entrega do projeto. Nesta etapa, fornecemos para você todos os arquivos do seu logotipo, para que você possa usar nas mais variadas aplicações, você recebe um link vitalício de acesso contendo:
  • Marca em vetor: formato próprio para produção de materiais físicos e impressão
  • Marca em PNG: formato da logo para você usar no Canva, Stories ou Reels do Instagram
  • Marca em JPG: formato ideal para ser usado como descanso de tela
  • Guia de uso (manual) de identidade visual: material importante para aplicação implantação do seu logotipo
  • Fontes padrão: além disso, escolhemos uma família tipográfica padrão para ser usada em todos os materiais da identidade visual
  • Imagem de perfil para redes sociais
Por fim, dependendo do pacote de serviços escolhido, podemos entregar juntamente com o logo, um pack de arquivos completo:
  • Assinatura de e-mail
  • Timbrado Digital
  • Modelo para petição eletrônica (para advogados)
  • Modelo para apresentação de slides
  • Arquivo para impressão de pasta
  • Arquivo para impressão de papel timbrado e receituários
  • Arquivo para impressão de envelopes
  • Capas para redes sociais
  • Conceito para uniformes
  • Criação de conceito para a fachada

O que é levado em consideração na criação de uma marca?

Bem como o tripé básico, consideramos também ao criar uma identidade visual:
  1. Antes de mais nada, leitura rápida: as pessoas devem rapidamente passar o olho e ler imediatamente o que está escrito no logotipo, o ícone pode até ser mais subliminar ou conceitual, porém o logotipo deve ter leitura instantânea
  2. Tipografia adequada: além disso, a escolha das letras é de extrema importância para comunicação de um logo, sejam elas manuscritas, serifadas ou sem-serifa. As fontes precisam comunicar a personalidade da marca.
  3. Psicologia das cores: Da mesma forma que é importante escolher os tipos certos, cada cor tem um propósito e comunica uma intenção específica na construção do logotipo e não estão nele por acaso.
  4. Aplicabilidade: A logomarca precisa ter aplicação fácil em diversos meios. Por exemplo, se você for produzir uma fachada em ACM, a logo precisa ser de fácil recorte e usinagem, se for fazer um uniforme serigrafado, a marca deve ser reproduzida facilmente com uma ou duas cores de impressão.
  5. Formas de uso: por fim, a marca precisa ter variações de formatos de uso para que se adeque em qualquer material, seja ele vertical, horizontal, quadrado, circular, etc.Antes